quarta-feira, 24 de março de 2010

Coragem

Alguns dizem que a coragem é fazer algo ousado, algo que muitos não fariam a pensar nos riscos e nas consequências, e dizem que ser corajoso é ser forte de espírito.
Para mim ser corajoso é ser forte de espírito, também, de certa forma, embora não associe automaticamente uma coisa à outra, mas a minha definição de coragem é diferente. Coragem para mim é a capacidade que um indivíduo tem para lidar com os seus medos e com as suas dificuldades.

Para um rapaz alto, forte e habilidoso no que toca a artes marciais é fácil enfrentar um rufia, caso essas suas características o privem do medo.
Se a vítima desse rufia decidir deixar de ser uma vítima e tomar uma atitude, aí está a ser corajoso, está a dizer não ao que lhe é imposto, está a colocar um ponto final no sofrimento e desconforto, levantar-se e tomar uma atitude, mesmo que isso possa piorar a situação de bullying.
É apenas um exemplo, aproveitando um assunto de que se fala muito.

Ponham-se na pele de uma pessoa tímida e acanhada, que gosta do seu espaço, gosta da sua casa, gosta do seu conforto. Imaginem que o vosso grupo de amigos decide ir acampar num fim-de-semana e levam amigos, amigos esses que sabem que, apesar de não serem violentos, usam drogas. Estão todos em grupo e assumem imediatamente que vais seguir o rebanho e perguntam-te o que vais levar.
Tinhas duas hipóteses:
a) Sair da tua zona de conforto e ir com os teus amigos, independentemente de não conheceres os outros rapazes e saberes que iam haver drogas pelo meio;
ou
b) Dizer que não querias ir e que não ias, acrescentado aquilo que quisesses excepto uma desculpa inventada para não ires.

Qual das duas decisões seriam um acto de coragem?
Ir, enfrentar as tuas inseguranças e passar o fim-de-semana no desconforto que a situação te causava (ou talvez descobrisses que não) ou simplesmente dares a voz e dizeres que não mesmo sabendo que os teus amigos não iam gostar que ficasses em terra?


Se os teus amigos se atirassem de um penhasco, atiravas-te também?
Ás vezes coragem é conseguir dizer que não

(Perdão, era apenas para actualizar)

2 comentários:

  1. é verdade meow, ter coragem por vezes é saber dizer não.
    é o suficiente.

    optimo texto para actualizar :)

    beijinho da abelha*

    ResponderEliminar
  2. Concordo :)
    Fui ao teu formspring :)

    ResponderEliminar