segunda-feira, 19 de abril de 2010

Jardim

Desde sempre que vou para o jardim escrever. Gosto de ver os avôs a passear com os netos, gosto de ver as mães a passear os filhos, gosto de ver as velhotas a darem de comer aos pombos... E gosto de ver pessoas como eu, que apenas vão para observar.
Lembro-me que era a única rapariga que jogava futebol com os rapazes no campo que havia ali perto. Agora estou crescida e vejo a nova geração, ainda a jogar futebol. Engraçado que a actividade se manteve, apenas as crianças mudaram.
Também havia sempre alguém nos bancos a ler um livro, uma revista ou um jornal e havia estudantes que iam estudar naquela calma deste lugar seguro, onde não se vê imediatamente um carro, onde as árvores nos protegem do Sol mas não nos privam da sua luz.
O que mais me interessava nesse jardim era imaginar a vida dessas pessoas. Sentava-me numa mesa de picnic, observava as pessoas e escrevia sobre elas como se soubesse quem eram e o que faziam. O que a maior parte dos meus rascunhos tinha em comum era aquele jardim.

Mas não vou mentir... Tudo o que descrevi acima é razão suficiente para continuar a visitar este jardim e concretizar esta minha rotina pouco usual para uma rapariga de 20 anos, mas... Não seria a mesma coisa - e belisco-me por me lembrar de uma expressão muito usada nos dias de hoje - se aquela mulher não viesse passear os cães todos os dias àquela hora, às sete da tarde. Observava-a como observava todas as outras pessoas, mas esta mulher tinha um efeito mais poderoso em mim. Ela fazia-me sentir suja. Fazia-me sentir nojo de mim mesma...
Acho que estou cada vez mais perto de conseguir escrever sobre ela. Sobre a maneira como ela olha para mim e sobre a maneira que o seu olhar me faz estremecer. Um dia...

11 comentários:

  1. desculpa lá, mas eu sou um(a) leitor(a) (neste momento anónimo(a)), e há uma coisa que me anda a enguiçar desde que eu leio o teu blog... Afinal tu és uma RAPARIGA OU UM RAPAZ?!?

    desculpa, mas às vezes tratas-te como rapaz e outras vezes como rapariga... :P srry

    ResponderEliminar
  2. @Anónimo
    Peço desculpa por lhe causar confusão acerca do meu género. Vou manter esse pequeno detalhe encoberto por agora e esclarecer essa questão num futuro post.
    Obrigado por ler o meu blog :)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Um post confuso !
    Mas bonito, eu tambem gosto muito de ir para jardins e escrever ou desenhar =)

    ResponderEliminar
  5. têm cuidado com essa senhora, se calhar anda-te a mandar maus olhados e nem sabes. Infelizmente a rotina que tinha quando era em criança com os meus amigos deixou de existir nesta rua, existem crianças mesmo sendo uma zona envelhecida, mas o facto é que as crianças já não se divertem como antigamente, eu adorava brincar as escondidas, construir casas nas árvores, saltar à corda, a minha rua, é apenas um sitio povoado, mas vazio.

    ResponderEliminar
  6. por acaso há determinados locais, jardins por eemplo, que eu simplesmente adorava em criaça e que agora nao suporto... talvez por estrem diferentess, talvez pels pessoas que por lá passaam... ma uma coisa é certa, esteo DIFFRENTES.

    qunato ao comentário do mr. ou miss anónima, podias fzer uma sondagem sobre isso, era dicvertido ver os resultados xD

    xau^^

    ResponderEliminar
  7. @Joao Menino
    Ahah, acho que sim, estou sem grandes ideias para sondagens e acho que ia ser engraçado ver os resultados. Obrigado pela sugestão :)

    ResponderEliminar
  8. Ah ah ah... Eu estou com o anónimo, fiquei confusa agora.
    Então porque será que essa senhora e intimida e te faz sentir assim? Ninguém deve ter esse poder sobre nós! ;)
    Bjinho **

    ResponderEliminar
  9. Gostei do teu canto...
    Gostei da tua visita...
    Estranho esse efeito que essa senhora tem sobre ti... E concordo com a marie: não devia haver ninguém com esse poder...

    Bjinho**
    Vasco

    ResponderEliminar
  10. uhhh! será mesme umA queridA? segundo a vera és! hmmm! acho que tamos prestes a chegar a uma conclusão marie!! xD

    xau^^

    ResponderEliminar