quinta-feira, 15 de abril de 2010

Sondagem Semanal #2

SS: Conheces alguém que se tenha tentado suicidar?
Sim, mas falhou
  5 (26%)
Sim, e conseguiu
  1 (5%)
Não
  5 (26%)
Já me tentei suicidar
  8 (42%)



19 votos





Na última sondagem só 6 pessoas votaram. Nesta 19 pessoas votaram. Houve um progresso significativo. Terei mais leitores ou terá sido a sondagem que foi mais interessante? De qualquer dos modos os resultados não são muito satisfatórios...
Maior parte dos votantes disseram ter tentado o suicídio. Cinco pessoas disseram conhecer quem tenha tentado mas falhado, uma pessoa disse conhecer quem tenha conseguido, e felizmente, uma parte significativa dos votantes disseram não conhecer ninguém que tenha tentado o suicídio, pelo menos que saibam.
Oito pessoas que passaram por aqui tentaram acabar com a sua própria vida... Oito pessoas podiam ter morrido, oito pessoas podiam ter perdido algo que têm agora ou que poderá estar para vir, algo bom, algo motivador, que os fizesse amar a vida.
Há dias vim do psicólogo, vinha no meu caminho para casa e tinha uma voz na minha cabeça a comentar o como aquele simples caminho podia ser comparado à vida. Estava no meu caminho, a tentar que ele fosse o melhor possível. Sim, ia chegar a casa e o caminho acabava, mas na minha mente a casa representava o abrigo, um sítio seguro onde podia descansar.
Passava por imensas pessoas e a voz dizia-me que elas também estavam no seu caminho. Para onde elas iam? Só lhes diz respeito a elas próprias. Estavam no seu caminho, tal como eu estava no meu e tu no teu. Para elas o caminho podia estar a ser duro, não tinha como saber, só via a superfície, mas também podia estar muito florido. Não sabemos, mas é assim mesmo, passamos por imensos sítios na nossa vida, não podemos assumir que porque estamos num caminho menos bom que ele será assim para sempre. Não podemos ir por atalhos, temos que ir em frente no nosso caminho, temos que ser fortes para isso. A vida é assim mesmo, pode ser difícil.
E nem me vou meter aqui com comparações porque cada um vê o mundo à sua maneira, o mundo tem o seu peso para todos nós. Mas... Não tentem escolher a saída fácil, não sabemos se um dia as coisas podem melhorar ao ponto de toda a nossa dor tenha valido a pena. Continuem a vossa caminhada, é capaz de vos surpreender :)

Estou um bocado a leste no que toca no assunto da próxima sondagem...
Talvez... Reciclagem?

Deixem sugestões para próximas sondagens, agradecia imenso :)
Obrigado pela participação.

Amanhã não vou estar por aqui. É o dia do silêncio e vou aproveitar para não falar, não emitir nenhum som nem digitar nenhuma palavra. Pelo que li não me parece ser esse o objectivo, mas quero fazê-lo, é apenas uma experiência.
Até Sábado. Entretanto, deixo aqui um blog que vos sugiro visitar: The Sweet Escape

2 comentários:

  1. Obrigada Gato Verde =)
    Um Bom dia do silêncio.
    beijoka*

    ResponderEliminar
  2. Por vezes as pessoas em situações drásticas costumam ver o mundo de maneira exagerada e pouco racional, muitas das vezes é dai que vêm um suicídio, de dias irracionais.
    Esse dia do silencio é devido ao que? Não tinha conhecimento disso.

    ResponderEliminar