sábado, 20 de fevereiro de 2010

O Malvado do Leite!

Encontrei-me com um obstáculo hoje! E sabem o que fiz? Contornei-o!
Como?
Simples, simples, meus amigos...
Como não haviam natas e queria fazer massa como sempre faço, em vez de usar natas, usei sabem o quê? NADA! Até porque não me convém meter lacticínios cá para dentro, aparentemente faz borbulhas. Usei apenas a polpa de tomate que usava juntamente com as natas. Eu sou um desastre na cozinha, só faço aquilo com que me sinto confortável, aquilo que sei que vai sair bem. Enfim, não fiz como esperava mas até achei melhor sem as natas, tinha um sabor mais saudável. Pois é, um sabor mais saudável é um sabor melhor, sabe a coisas boas para a saúde e dá gosto comer.
Na primeira vez que experimentei leite de soja achei um pouco estranho porque estava habituado ao leite de vaca, mas depressa me habituei, a minha mente estava suficientemente aberta para deixar passar uma mudança de fontes de cálcio.

O dermatologista disse-me que estudos recentes diziam que o leite não era algo bom de se beber quando se sofre de acne. Deixei de beber e actualmente a minha pele está bem melhor (tomei outras coisas em atenção, estou a pensar postar sobre isso em breve).
Uma amiga dos Estados Unidos disse-me que lá dizem o mesmo. Uma prima veio-me avisar que uma amiga deixou de beber leite e já não tem uma única borbulha.
Então decidi pesquisar - como costumo fazer - e aqui estão os resultados:

"O nutricionista afirma que muitos estudos científicos relacionam o consumo elevado de leite de vaca e o surgimento de doenças inflamatórias como otite, dermatite, rinite, sinusite, bronquite asmática, amigdalite, gastrite, enterocolite, esofagite, celulite e tireoidite, além de obesidade, hipertensão, inchaços, aumento da resistência à insulina, fadiga e até mesmo hiperatividade, dislexia, ansiedade e depressão.
(...)
Se existir um desequilíbrio entre o cálcio e os outros nutrientes (por déficit de ingestão dos mesmos ou excesso de ingestão de cálcio), pode ocorrer desmineralização óssea. Um desses nutrientes é o magnésio, cuja deficiência (que pode ser causada por um consumo elevado de cálcio) está associada à menor densidade mineral óssea e à maior incidência de fraturas. Outro nutriente extremamente importante na manutenção da saúde óssea é a vitamina D."
- [SAÚDE]Leite traz mais malefícios do que benefícios à saúde

Bem, e eu que levava a vida a beber leite (mais de quatro copos por dia) tive alguns desses problemas. Quando ia passar dias à casa de alguém faziam sempre a mesma piada: "Quando eles voltarem cá outra vez que tragam uma vaca atrás". Sempre fui muito saudável e nunca gostei de carne (comia pouca e a pouca que comia está a sair gradualmente da minha alimentação), bebia imenso leite, mas tive bronquite asmática, sinusite, fadiga, ansiedade e depressão. Para não falar no acne que tive desde muito cedo que se calhar se resolvia facilmente: Parando de beber leite.
Acho que o leite de soja é uma boa alternativa ao leite de vaca.

Ver também:
Leite - Verdades e Mentiras - Alexandre Feldman

Não encontrei nada que diga que o leite faz borbulhas, mas sempre encontrei malefícios. (Quer dizer, pesquisei dermatite e ali fala em "lesões em forma de borbulhas")



Engraçado como a coisa correu, ia apenas escrever sobre a minha aventura gastronómica.

Sem comentários:

Enviar um comentário